Bauhaus (1920)
Foi uma escola de arte fundada em 1919 pelo arquiteto Wlater Gropius,
na Alemanha. A Escola de Bauhaus unificou as artes plásticas, arquitetura e
design.
Após a
Primeira Guerra Mundial, diversas cidades estavam destruídas pelo conflito,
diante disso, tudo precisava ser reconstruído. Os fundadores de Bauhaus se
perguntaram: O que queremos a partir de agora?
A resposta
foi: romper com o passado e reimaginar o mundo a partir de uma nova expressão.
Com o objetivo de criar uma nova arquitetura do futuro, em que pintura,
escultura formassem um só conjunto. Tudo isso aliado à um baixo custo. Construção de casa populares, ocupando pouco espaço, de onde o dinheiro seria proveniente de impostos.
Foi a primeira escola de designer. Uma escola interdisciplinar, onde o aluno entrava para o curso básico e aprendia a trabalhar com todo tipo de material, foi nesse momento que surgiram a busca por soluções inovadoras.
A estética de
Bauhaus se baseia no princípio da funcionalidade, ou seja a forma seja a
função. Nessa época o ornamento não tinha mais lugar na funcionalidade do
objeto. A palavra de ordem dos arquitetos e designers da Bauhaus era “menos é
mais”. Desta forma se dá ênfase na forma e na formação da forma, dando origem
nas formas geométricas simples e abstratas e nas cores primárias.Foi a primeira escola de designer. Uma escola interdisciplinar, onde o aluno entrava para o curso básico e aprendia a trabalhar com todo tipo de material, foi nesse momento que surgiram a busca por soluções inovadoras.
Foi fechada por Adolf Hitler em 1933.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por agregar com sua opinião!