
Bauhaus foi a primeira escola de design no mundo e
disseminou o que hoje parece natural: a combinação de beleza e
funcionalidade.
O nome é uma junção de “bauen” (“para construir”, em alemão)
e “haus” (“casa”).
A Bauhaus foi uma escola interdisciplinar que
buscou a interação entre as artes plásticas e o desenho industrial. Foi a interligação
com todo tipo de arte, até as consideradas“inferiores”, como cerâmica,
tecelagem e marcenaria.
A junção entre o artesão e a produção mecânica, ainda
que estes pareçam contrários, foram vinculados como complementares por Bauhaus.
A partir daí o artesanato produzia modelos para produção industrial em
série. O objetivo era criar produtos que fossem funcionais, mas que
tivessem uma apresentação atrativa. Além de um preço baixo já que a época era d
grandes dificuldades financeiras.
Sua estética baseava-se no uso de cores primárias e formas
geométricas:
Em termos de formas foram escolhidos as formas do círculo,
do quadrado e do triângulo, que viraram símbolos da escola Bauhaus e base de
uma teoria entre estas três formas e as três cores primãrias. O triàngulo seria
o amarelo, o quadrado o vermelho e o círculo o azul.
Materiais Usados:
Fundada em um período de depressão pós I Guerra Mundial, foram
usados materiais comuns e baratos como o metal, o vidro e a madeira. O objetivo
era que as formas e as cores básicas representassem um preço econômico.
Na arquitetura:
Uso de novos materiais pré-fabricados;
Simplificação dos volumes, geometrização das formas e
predomínio de linhas retas;
Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração;
Coberturas planas, transformadas em terraços;
Amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro;
Abolição das paredes internas (como nos lofts)
![]() |
Erich Consemüller , Lis Beyer ou Ise Gropius
sentado no B3 clube cadeira de Marcel Breuer e com uma máscara por Oskar
Schlemmer e tecido do vestido por Beyer , c.1927 . Herzogenrath , Berlim. ©
Estate Erich Consemüller
|
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por agregar com sua opinião!